terça-feira, 31 de março de 2009

PROPOSTAS PARA UMA NAÇÃO FORTE!

Estamos tornando público nossas propostas, para que você, estudante possa analizá-las e junto conosco, melhorar mais ainda. Não esqueça: nós somos o que queremos ser!

●ORGANIZAR CURSO DE FÉRIAS
Organizar cursos para o aprimoramento de áreas especificas, pela qual o graduando esteja interessado com o apoio dos professores

● ADQUIRIR UM PC COM IMPRESSORA PARA IMPRESSÃO DE TRABALHOS A BAIXO CUSTO.
Um micro computador com impressora arrecadaria fundos para o D. A. com impressões de baixo custo para os alunos.

● NAPA
Melhorar e aumentar o acervo da biblioteca do NAPA. É um trabalho que se repete anualmente, e ao qual nosso grupo se compromete a dedicar grandes esforços, buscando parcerias com empresas e professores, estimulando doações, e cobrando da Coordenação do departamento e da reitoria investimentos nesse importante braço de estudo e pesquisa do nosso curso.

● AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES
Buscar tornar a avaliação dos professores um índice para melhoria do desempenho do ensino no departamento, verificando os problemas que assiduidade, pontualidade, didática, critérios de avaliação de conhecimento, entre outros fatores que determinam a qualidade do ensino na sala de aula.

●CAMPEONATOS ESPORTIVOS
A prática do desporto é uma atividade por si só agregadora. E através disso vamos buscar propiciar não só a INTEGRAÇÃO dos participantes, bem o como o lazer, e a criação de equipes que representem o DCG em jogos e campeonatos universitários.

●CALOURADA
A arte e a cultura também fazem parte da vida. Atualmente, existem poucos espaços que estimulam e propiciam a produção cultural dos estudantes, dentro de um ciclo mercantil que só valoriza a cultura de venda e não dá espaço a cultura popular. Nosso objetivo é que a cultura popular ganhe espaço dentro da nossa Universidade e para isso pretendemos manter viva a tradição da Calourada, realizar festivais que divulguem o trabalho dos alunos o DCG e incentivar a participação acadêmica em espaços de debates e/ou expressão de temáticas culturais.


● FEIRA DO LIVRO
Vamos estabelecer um espaço para compra, venda e troca de livros entre os estudantes, e através de parcerias com vendedores de livros usados, criar uma rede de oferta e procura que resulte na satisfação dos alunos, que vão obter bons livros a um custo baixo.

● OUVIDORIA
A ouvidoria é um dos instrumentos democráticos mais eficientes. É por meio da ouvidoria que você pode protocolar sua reclamação, sugestão, dúvida ou elogio. É aqui que alunos podem expressar sua atenção a determinado problema e sugerir uma solução. Como os seres humanos são passíveis de erros e, até o momento - mesmo com a especialização que o mundo moderno nos exige - não conseguiu pensar todos os problemas e todas as soluções, a Ouvidoria fornece este espaço para que o aluno, que também é membro do Diretório Acadêmico, dê a sua idéia ou opinião.

● TRANSPARENCIA
Divulgar na internet a prestação de contas da gestão do DA

● INTERNET
Viabilizar um espaço para o DA no site do DCG.

● SEMANA DOS ALUNOS DE GEOGRAFIA
Uma semana com apresentações de trabalhos e pesquisas exclusivas dos alunos de geografia, podendo estar ligado a um grupo de estudo ou por iniciação própria.

●ELABORAÇÃO DE UM NOVO ESTATUTO
Reformulação do estatuto atual e registrá-lo oficialmente.

● REFORMA DO LABORATÓRIO
Solicitar uma sala maior com mais microcomputadores para os alunos de geografia.

A luta está apenas começando, temos muito o que fazer, e precisamos contar com todos do Departamento de Geografia, você decide o que quer para seu curso!

4 comentários:

  1. • Cine Geo
    Apresentação e debates sobre filmes relacionados a geografia. Toda ultima sexta feira do mês.
    • Debates
    Promover debates, relacionados a temas atuais e geográficos.
    • Meio ambiente
    Promover ações, relacionadas a conscientização e praticas ambientais. Tanto no departamento quanto na universidade.
    • NADA
    Forte divulgação, estimulo e implantação do núcleo de apoio ao diretório dos estudantes.
    • Simpósio Geografia: meio ambiente e sociedade.
    Implantação do simpósio anual geografia: meio ambiente e sociedade. Realizado pelo DA juntamente com os professores e a coordenação do departamento.

    ResponderExcluir
  2. REGISTRO CIENTÍFICO
    Obrigatoriedade de entrega exemplares dos trabalhos de conclusão de curso à universidade. Além de ajudar no embasamento de trabalhos posteriores relacionados ainda evitaria o risco de plágio.

    PÁGINA DO DEPARTAMENTO NO SITE DA UFPE
    Atualização da página do departamento no site da UFPE com inserção da matriz curricular em meio digital. A última atualização no site data de dezembro/1996. Isso ajudaria alunos interessados em realizar mobilidade estudantil para nosso departamento e estariámos aproveitando esse espaço unificado para divulgação de eventos geográficos e assuntos de interesse do departamento.

    FEIRAS DE TROCAS SOLIDÁRIAS
    Incentivo à realização de feirinhas de escambo, que possibilitem às pessoas trocarem suas mercadorias (novas ou usadas) pelas que estiverem expostas. Esse tipo de oportunidade, uma prática concreta da Economia Solidária, visa substituir a competição pela cooperação e solidariedade, através das trocas de bens, serviços e saberes e ainda ajuda a não acumular artigos em bom estado, mas que acabam sem uso. A negociação de objetos sem unidades monetárias e a observação de outros valores que não o preço são uma oportunidade para que cada um pense a respeito de questões como o consumo e o real valor de objetos, idéias e serviços.

    ResponderExcluir
  3. Banda Paranã Puká
    Formada em agosto de 2006, por alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), teve seus primeiros ensaios nos corredores do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e posteriormente no Laguinho da mesma universidade.
    O nome Paranã Puká surgiu pela ligação da banda com a terra e com a cultura, cujas letras retratam fatos históricos, principalmente do nosso estado, Pernambuco. O nome Pernambuco, que é de origem tupi (Paranãpuka), significa “buraco de mar”, expressão pela qual os índios conheciam a foz do rio Santa Cruz, que separa a ilha de Itamaracá do continente, ao norte do Recife.
    O repertório, formado por músicas regionais, com influências de Jackson do Pandeiro, entre outros mestres, traz a mistura sons que formam novos ritmos, para que sejam transformados em música novamente.
    Com a proposta de trazer a nova música às pessoas participamos de Calouradas e Simpósios da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e os mais importantes uma apresentação que fizemos em São Luiz (MA) e no Projeto Terça Negra (Movimento Negro Unificado-MNU)(Recife-PE).
    A Paraná Puká é formada pelos alunos do curso de Licenciatura em Geografia, da UFPE, Wagner Puká (vocalista), Edmilton da Hora (baixista) e Jr. Rodrigues (violonista) Edmilson (alfaia e zabumba), além de seus amigos Josimar (Uá) (pandeiro e percussão em geral), Pedro (Elu), Duda Galego (caixa) e Alexandre Grillo (Alfaia) e Metais.
    PARANÃ PUKÁ é força, é poesia, é ritmo, é Pernambuco, é vontade de vencer, é nunca desistir, é sempre lutar, é buscar sempre o melhor, é orgulho de ser nordestino, de ser brasileiro, de ser Paranã Pukeiro de ser Pernambucano.


    Sites Correlacionados Com a nossa banda:
    • www.bandasdegaragem.uol.com.br/paranapuka
    • http://www.dialogosuniversitarios.com.br/pagina.php?id=2624

    http://pe360graus.globo.com/diversao360/matLer.asp?newsId=153464

    http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=12214337527976910932

    http://www.memorialpernambuco.com.br/memorial/125diversos/breve_historiadepernambuco.htm

    Nossas letras retratam a História e a Geografia do povo pernambucano!

    Contatos: Edmilton Filho
    9284 3303
    milton_hora@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. As idéias de Rosangela são muito boas, principalmente as do Registro Científico. Acho que a futura gestão: Nação Geografia irá pensar no caso!

    ResponderExcluir